Treinadores de bancada

12:09 da manhã

Com o aparecimento das redes sociais começámos a ter acesso contínuo às opiniões do mundo sobre este ou aquele assunto. Tornámo-nos treinadores de bancada, isto é, passámos a dar a nossa opinião sobre tudo e mais umas botas como se de uma verdade absoluta se trata.

Como a maior parte do mundo, tenho seguido as informações sobre os atentados em 
França e sobre o que se diz. Posso, claro, dar a minha opinião e dizer que acho lamentável, triste e preocupante. 
Mas o que a maior parte do mundo fala (mundo este que é o meu facebook e as pessoas que sigo e as notícias de vários jornais/canais que sigo) é em islamofobia, em vingança, em liberdade de expressão.
Vamos lá dividir isto por partes: Liberdade de expressão, na nossa sociedade, é um conceito bem definido não sujeito a interpretações pessoais. É um conceito que não depende de pessoa para pessoa.
Islamofobia: as pessoas tendem a globalizar tudo. Só porque dois malucos que são islâmicos e que não percebem este conceito e, mais importante, não percebem que, ao viver num país cujos príncipios são muito diferentes do seu, devem respeitá-lo decidem desatar aos tiros, todos os islâmicos são malucos e não sabem viver em sociedades ocidentais. Acabamos por ser tão extremistas quanto eles.
Vingança: O que todos querem agora é a vingança cega por este acto lamentável e cruel. Pergunto-vos, não será este comportamento similar ao deles? Não seremos nós extremistas radicais porque querer agir desta forma? Como sociedade ocidental com princípios como a paz, compreensão, liberdade, não deveríamos agir de forma diferente? Será que não estamos tão cegos que não percebemos o que realmente precisa mudar?

Pequena nota: postei no meu facebook alguns artigos ligados ao post do Gustavo Santos para perceberem o que é um treinador de bancada e não para perceberem o que é liberdade de expressão. O moço acha-se iluminado porque "encontrou o caminho da felicidade" e como tal pensa que a sua verdade é absoluta, logo não pensa antes de escrever (algumas pessoas questionam-se mesmo se é dotado de tal capacidade). 

You Might Also Like

0 comentários