Pesadelo de uma doméstica: passar a ferro

9:00 da tarde

Detesto passar a ferro! De todas as tarefas domésticas esta é de longe a que menos gosto (se é que há alguma que goste...). Tento sempre evitá-la ao máximo fingindo que não vejo as camisas, todas enrugadas num canto qualquer, longe da vista. Mas de vez em quando, lá tem de ser.
Como não gosto nada mas mesmo nada de passar a ferro (tarefa mais enfadonha e morosa; já viram o que é passar uma tarde de sábado a passar a ferro? Livra!) arranjei ao longo dos anos algumas técnicas.
Primeira: não pensar em passar a ferro e acumular um monte de roupa de tal ordem que é impossível passar despercebido.
Segunda: não passar coisas desnecessárias: cuecas, boxers, panos, lençóis, pijamas (quem é que no seu perfeito juízo passa pijamas ou cuecas ou meias!?!).
Terceira e a melhor de todas: comprar roupas que não precisam de ser passadas a ferro (viver na época do sintético ajuda).
Lembro-me de me terem dito a certa altura (não me recordo se foi a minha mãe mas duvido, ela tinha a mesma alergia a passar a roupa) que era importante passar a roupa porque o calor do ferro ajudava a matar bichinhos e bactérias. Porque haveria eu de querer matar bactérias quando são essas que nos ajudam a criar anticorpos (in ciência-da-esquina)?
Depois resolvi aperfeiçoar a tarefa intimamente ligada com "passar a ferro" que é "lavar e estender a roupa". Deixar a roupa muito tempo dentro da máquina é um grande No No e a arte de a estender requer muitos anos de prática. É tudo  muito bem estudado para a roupa sair do estendal o menos enrugada possível, dobrada e arrumada. Voilá! Tudo isto em 20 minutos máximo.
Duas dicas importantes para todas as donas de casa: trabalhar na Zara ajuda a aprender a dobrar bem e depressa (testado e aprovado) e passar roupa a ferro que não é usada durante algum tempo torna a roupa amarela (se forem peças brancas). Gosto muito desta última dica; serve como desculpa em 99.999999% dos casos! :)


You Might Also Like

2 comentários